Março 2018 Foz do Iguaçu (Brasil)

Depois de uma tarde de práticas no Lar dos Velhinhos, a programação do V Congresso Internacional da Terceira Idade se voltou para a academia, mas ainda assim, não ficou apenas nas paredes do Centro Universitário UDC. As palestras proferidas no Congresso foram transmitidas ao vivo, via web, para o representante da Associação das Universidades da Terceira Idade na Bulgária, Georgi Stankov, que as encaminhou para a rede de TV da AIUTA. Georgi interagiu com o evento no Brasil fazendo perguntas sobre as ações voltadas à Terceira Idade no Brasil.

O Profº. PhD. François Vellas da Universidade de Toulouse é Diretor Científico do Programa e Presidente da AIUTA - Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade, falou das ações da AIUTA para o turismo cultural aos idosos e apresentou um vídeo que mostrou como será World Senior Study Tours Tourism Congress, entre os dias 24 e 26 de maio, em que a UDC estará presente. "Neste evento na China, vamos divulgar a cidade de Foz do Iguaçu. A ideia é que comecem a vir pessoas de lá, para passar duas, três semanas em Foz, realizando atividades acadêmicas e conhecendo os pontos turísticos da cidade", comentou o Pró-Reitor do centro universitário Profº. Dr. Fábio Prado. "Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais visitados no Brasil, portanto é muito importante desenvolver o turismo cultural para os idosos

A AIUTA na China tem 7 milhões de estudantes, todos possíveis candidatos a conhecer a cidade", complementou Vellas. Para finalizar a manhã de palestras a Profª Doutoranda Carolina Ellwanger falou sobre a percepção da vulnerabilidade do idoso analisando a Constituição Federal, partindo do princípio da dignidade humana para que a sociedade se torne mais humanizada. "Muitas vezes as pessoas imaginam que só as pessoas que fazem parte das minorias precisam de proteção. O idoso é vulnerável porque precisa de cuidados especiais”.