Como presidente da AIUTA. (Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade), gostaria de saudar todos os membros atuais de nossa associação, bem como futuros membros.
A.I.U.T.A. reúne as universidades da terceira idade de todos os continentes. Por quatro décadas, AIUTA defende a causa dos idosos através da educação ao longo da vida, através de intercâmbios universitários e, sobretudo, de inovações nos campos da educação e da investigação científica, para que todos possam encontrar o seu lugar na sociedade.
Como presidente da AIUTA nos próximos anos, com a participação de todos, gostaria de dar uma olhada de longo prazo em nossas metas e conquistas:
No campo da educação, um Comitê Pedagógico da U3A pode ser estabelecido através da organização de seminários e workshops abertos ao público. Durante esses seminários, inovações educacionais realizadas por algumas universidades podem ser apresentadas ao público para compartilhar essas informações com todos os interessados. Estou pensando, em particular, nessas inovações em relação a cursos de idiomas, cultura e, claro, habilidades pedagógicas.
Em particular, o trabalho científico precisa ser desenvolvido em várias disciplinas para que nossos membros nos campos da medicina, bem como aqueles nos campos econômico, legal, literário e científico possam se beneficiar. A pesquisa científica é prioridade, e os “IAs. Research Books ”pode servir como um link entre todos nós.
Para criar o reconhecimento internacional de nossa associação, sugiro a criação de “Capítulos Regionais” baseados em meios e comunicação entre regiões geográficas que agruparão as U3As de acordo com as principais regiões do mundo. Isto terá tanto um efeito positivo nas iniciativas locais quanto reforçará os laços entre as regiões. Inicialmente, quatro capítulos podem ser estabelecidos: Europa, América do Norte, América Latina e Leste da Ásia.
Queridos amigos das Universidades da Terceira Idade, estas são propostas ambiciosas que requerem a contribuição de todos nós para que nossa associação desempenhe um papel que deve ser essencial em todo o mundo. Então, novamente "Bem-vindos" a todos os nossos membros no AIUTA bem como aqueles que irão ler o nosso site e desejam juntar-se a nós, e também a você, "Bem-vindo".
Professor François VELLAS
Razões para ingressar na AIUTA?
Para federar Universidades da Terceira Idade em todo o mundo, incluindo aquelas organizações que, sob diferentes nomes, subscrevem os mesmos objetivos.
Constituir, com o apoio das Universidades de todo o mundo, um quadro internacional de caráter educativo ao longo da vida e preocupado com a pesquisa para, com e com os idosos.
Desenvolver o intercâmbio de conhecimentos que a geração mais velha alcança em benefício da sociedade como um todo.